Resenha: Teto para Dois - Beth O'Leary

 E vamos de resenha mais uma vez nesse blog literário. O livro da vez é uma comédia romântica: Teto para dois de Beth O'Leary. Então pegue sua almofada, acomode-se e junte-se a mim.

1ª publicação: 2019
Gênero: Comédia Romântica
Autora: Beth O'Leary
Editora: Intríseca
Capa: Brochura
⭐⭐⭐⭐⭐


Confesso que inicialmente eu não tinha a menor vontade de ler esse livro, eu tenho o problema de não querer ler livros muito comentados (não me perguntem o porquê, eu não sei). Mas assim que a minha amiga Annelise perguntou se eu queria livros emprestados, acabei aproveitando a oportunidade.

Sinopse

E se tivesse de partilhar a cama com alguém que nunca conheceu?

Tiffy Moore precisa urgentemente de um apartamento barato, depois de o ex-namorado a despejar da casa onde viviam.

Leon Towney é enfermeiro, faz os turnos da noite no hospital, tem um apartamento para arrendar e precisa de dinheiro para ajudar o seu irmão.

Para os dois, surge a solução perfeita: durante o dia, enquanto Tiffy está a trabalhar, Leon descansa do lado direito da cama; durante a noite, e até à manhã seguinte, Tiffy é dona e senhora do apartamento.

Embora nenhum deles se encontre no mesmo espaço ao mesmo tempo, limitando as hipóteses de algo poder correr mal, os seus amigos acham que esta é a receita para o desastre e que devem existir regras.

Para que tudo possa correr bem, decidem comunicar apenas por bilhetinhos destinados a resolver questões domésticas (e da vida) e facilitar a partilha do apartamento. Mas, com ex-namorados dramáticos, colegas de trabalho doidos e, claro está, o fato de ainda não se terem cruzado, estão prestes a descobrir que, para terem uma casa perfeita, vão precisar de atirar as regras pela janela.

Enredo

O começo do livro já nos mostra um pouquinho do problema de Tiffy. Ela saiu de um relacionamento abusivo e estava morando de favor no apartamento do ex, ela precisava de um lugar pra morar! O aluguel precisava caber no seu salário mínimo de editora-assistente e numa boa área de Londres. Dentre os que ela viu, tinha um ótimo apartamento, só que com um contrato bem incomum.

E é aí que entra Leon, um enfermeiro de cuidados paliativos com uma namorada ciumenta, que precisava de grana pra pagar o advogado de seu irmão, que foi preso injustamente.

Autora

A londrina nasceu em 1992 e antes trabalhava como editora de livros infantis, logo que terminou de estudar licenciatura em inglês.

Anda sendo conhecida como a nova Jojo Moyes.

Minha Opinião

Logo de cara, quero destacar algo que gostei muito: narrativa no tempo presente. Normalmente, não encontro muitas narrativas assim e achei incrível. Me confundi algumas vezes, mas nada que atrapalhasse a leitura.

Por ser no tempo presente, conseguimos entender as coisas antes mesmo dos personagens, como na vida real. Quantas vezes só percebemos o quanto aquilo era horrível, depois de muito tempo? Então com isso, percebemos que Tiffy e o Justin tinham um relacionamento abusivo antes dela perceber. Assim como o namoro do Leon ter esfriado há um tempão.

A construção dos personagens é muito boa e cada um têm sua característica própria na personalidade. Dando destaque aos personagens secundários, que cativantes! O Ritchie e a Holly conquistaram meu coração, eles viam o romance antes dele acontecer. Talvez minha personagem menos preferida seja a Gerty, ela era cabeça quente demais pro meu gosto.

As tramas secundárias também foram ótimas. A recuperação de Holly e a busca pelo Johnny White impulsionaram os protagonistas a se gostarem.

Uma leve confissão agora: eu adoraria me comunicar por bilhetinhos. Claro que na escola já se fazia isso, mas nesse livro alcançou proporções fofas demais! A maneira como iam se conhecendo sem se conhecerem foi boa para ver como nós deixamos rastros. Ao lavar uma louça, preparar um chá, uma frase curta ou longa... Nós deixamos nossas marcas em todo lugar.

Que química gostosa da Tiffy e do Leon. O primeiro encontro deles deixou bem claro que ia rolar romance em chamas.

Eu amei o livro, de verdade. Estava sentindo falta de uma comédia romântica com personagens bons e doidos. Gente como a gente.

Alerta Gatilho

Apesar de tratar o tema sobre abuso emocional de forma leve e clara, eu daria um alerta gatilho aqui. Assim como para Tiffy e, mais tarde descobrimos, para a mãe de Leon também, há certas frases e toques que desencadeiam emoções ruins.

Curiosidades

Vai virar série! Isso mesmo, a produção está nas mãos da Paramout+ e já temos até os atores que vão interpretar o casal.

Jessica Brown Findlay será a Tiffy (para quem já lembrou mais ou menos do nome, ela fez a Lady Sybil em Downton Abbey) e Anthony Welsh será Leon (ele faz The Great)

Classificação

+16

Citações

- Sempre vale a pena abrir portas.


Marca-página que eu fiz inspirado no livro


E aí, já leu o livro? Estão ansiosos pela série? Me conta! 
Almofadas fofas pra vocês! 💗💗


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Razão e Sensibilidade - Jane Austen

Miniconto: Cidinha encontra Felicidade

Playlist para leituras: músicas para mulheres empoderadas

Aniversário do Almofada Literária

Resenha: Os Sete - André Vianco