Resenha: O menino do pijama listrado - John Boyne

 Hoje, 27 de janeiro, é o dia internacional em memória das vítimas do Holocausto. E eu achei que uma data tão marcante quanto triste merece uma homenagem, por isso venho trazer não uma resenha, mas uma reflexão sobre e esse livro tão especial. Então sente-se, acomode-se e junte-se a mim.

1ª publicação: 5 de janeiro de 2006
Gênero: Literatura infantil/Romance histórico/Drama
Autor: John Boyne
Capa Brochura
⭐⭐⭐⭐⭐1/2


Nunca imaginei que fosse ler esse livro, fui pela indicação da minha professora de português quando contei que tinha um blog (valeu prof). Antes de começar, eu tinha total noção do que me aguardava - e também tomei spoilers desnecessários antes de terminar - mas fui com a cara e coragem para ler essa obra-prima. Não me arrependo de nada.

Sinopse

Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.


Enredo

A história é sobre um menino que se mudou com a família para Haja-Vista, um campo de concentração de onde seu pai é comandante. Bruno, o menino, a princípio não gosta de sair de sua amada Berlim, porém depois de conhecer Shmuel, o menino do pijama listrado, e iniciar uma inocente amizade, ele muda de ideia. 


Autor

O escritor irlandês nasceu no dia 30 de abril de 1971 e é autor de dois best-sellers - esse livro e O Palácio de Inverno -, o primeiro lhe rendendo dois Irish Book Awards. 

Começou a escrever suas histórias aos 19 anos e teve seu primeiro romance publicado dez anos depois. Trabalhou numa livraria aos 25 anos, onde ficou por sete anos.

Estudou língua inglesa na Trinity College e escrita criativa na Universidade de East Anglia, onde recebeu o prêmio Curtis Brown.


Minha opinião

Chocante. Esse é o adjetivo que resume o livro, chocante. Desde o início eu fui alertada pelo conteúdo triste que me aguardava e mesmo assim eu quis "explorar" essa aventura, como diria o protagonista que, apesar do título, não é quem você pensa.

Eu nunca havia visto o filme, então cada parte, cada cena causou a mesma surpresa que em qualquer outro livro.

Quando comecei a ler, já imaginava um final trágico pelo tema do livro, mas assim fui realmente surpreendida. O que eu mais gostei foi do olhar inocente que Bruno tinha para as situações e mesmo assim agia com uma maturidade impressionante para alguém de 9 anos. Ele também tinha uma empatia que ele mesmo desconhecia, não conseguia entender como alguém é superior ao outro e como alguém poderia viver em um quarto com dezenas de famílias ao invés de uma só vivendo em uma casa de cinco andares.

A escrita do autor é muito boa, principalmente quando nomeia os capítulos e denomina coisas essenciais, como Gretel, irmã do protagonista, ser um Caso Perdido.

É um livro de um cenário só praticamente, mas isso não restringe a imaginação do leitor.

Os personagens são intrigantes e com um pano de fundo ótimo, apesar de que eu gostaria de ver o desenrolar de algumas coisas que aconteceram e ficaram praticamente em segredo. Mas isso deixou o livro mais delicado e mais "leve".


Classificação

12+


Citações

- Não torne as coisas piores, pensando que dói mais do que você realmente está sentindo.


Marca página que eu fiz inspirado no livro

Então, já leram o livro? Viram o filme? Me contem! Almofadas fofas pra vocês! 💗💗



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Miniconto: Cidinha encontra Felicidade

Resenha: Razão e Sensibilidade - Jane Austen

Aniversário do Almofada Literária

Playlist para leituras: músicas para mulheres empoderadas