Músicas narrativas

 Primeiro post de Playlist para leituras, enfim a blogueirinha. O tema de hoje fala sobre o que acontece quando uma pessoa que faz músicas e uma pessoa que escreve têm um bebê. Isso mesmo, acontecem as músicas narrativas.

Imagem tirada da internet

As músicas narrativas são aquelas que contam uma história através dela. Muitas delas surgiram mais nos anos 80, época em que o rock estava nas alturas. Às vezes nós não percebemos, mas é quase como se os artistas se tornassem contadores de histórias. Pra falar a verdade, eles são.

Eu não vou colocar todas que existem porque seria uma lista extensa demais, mas pelo menos algumas vão aparecer na lista. 

Vou começar com Legião Urbana, que tinham várias músicas que mais pareciam contos, como Pais e Filhos e Eduardo e Mônica (que aliás virou filme, mas isso fica pra outro post). Essa daqui é:

Faroeste Caboclo (Legião Urbana) - também tendo adaptação cinematográfica, a música lançada em 1987 conta a vida do tal João do Santo Cristo, começando com a infância difícil e dura até a morte violenta que teve antes de vencer sua luta contra a injustiça.

Paradise (Coldplay) - a música lançada em 2011 que já alcançou mais de 1,5 bilhão de visualização fala sobre uma menina que sonhava com o "paraíso", que tinha sempre esperança de que a tempestade iria passar. Ficou super famosa quando fez parte da trilha sonora do filme As Aventuras de Pi.

Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones (Os Incríveis) - Isso mesmo, a música não é dos Engenheiros do Hawaii, e pior, nem brasileira ela é! A versão original foi gravada pelo italiano Gianni Morandi em 1967. Um ano depois Os Incríveis traduziram e gravaram até que enfim, em 1990, foi gravada a versão que conhecemos. A música fala sobre um jovem comum que de repente se viu convocado para a Guerra do Vietnã, onde acabou falecendo. 

O homem que não tinha nada (Projota feat. Negra Li) - E vamos de mais uma história triste. A música de 2014 conta a história de um pai de família humilde que trabalha bastante e passa por maus bocados para manter sua família. A música acaba com ele sendo morto por "outro homem que não tinha nada, mas esse tinha uma faca".

A dama e o vagabundo (Oriente) - Finalmente uma história com final feliz. Lançada em 2011, a música é sobre aquele clichê delicinha de um jovem humilde e uma moça de família rica que se encontram por acaso e começam um romance diferente e proibido. Diz a letra que é baseado em fatos reais.

We will rock you (Queen) - Com a sua batida pra lá de contagiante, a música foi lançada em 1977 e conta a história de Buddy, desde sua infância até a velhice. 

Então, eu percebi que esse post ia ficar super grande e decidi que terá parte 2. Podem dar ideias e músicas que mais parecem contos e algumas sugestões podem surgir por aqui.

Mas e aí, gostaram? Já tinham prestado atenção nas letras ou foi surpresa? Me contem!

Almofadas fofas pra vocês! 💗💗

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Miniconto: Cidinha encontra Felicidade

Resenha: Razão e Sensibilidade - Jane Austen

Aniversário do Almofada Literária

Playlist para leituras: músicas para mulheres empoderadas

Papo de quem escreve: 8 passos para escrever uma festa no seu livro com muita diversão, pegação e fofoca (Parte-2)