Resenha: Os Sete - André Vianco

 Aproximem-se, venham compartilhar comigo os arrepios na espinha, os calafrios repentinos e as sensações de estarem sendo observados. Hoje, a resenha terá gostinho de sangue, vocês acreditam em vampiros? Então, pegue sua almofada, acomode-se e junte-se a mim.

1ª publicação: 1999
Gênero: Terror
Autor: André Vianco
Capa Brochura
⭐⭐⭐⭐⭐

Como faço com todos os livros que eu começo a ler, fui pesquisar um pouco sobre ele. Mesmo com todos os avisos na internet sobre o quanto ele era sangrento, não levei muito a sério. Mas gente... PRA QUÊ?!

Sinopse
Nobres homens de bem, jamais ouseis profanar este túmulo maldito. Aqui estão sepultados demônios viciados no mal e aqui devem permanecer eternamente. Que o Santo Deus e o Santo Papa vos protejam. Uma caravela portuguesa naufragada com mais de 500 anos é descoberta no litoral brasileiro. Dentro dela, uma estranha caixa de prata lacrada esconde um segredo. Apesar do aviso grafado, com a recomendação de não abri-la, a equipe de mergulhadores que a descobriu decide seguir em frente, e encontra sete cadáveres. Esses corpos misteriosos e cadavéricos são levados para estudos e tudo parece estar sob controle até o despertar do primeiro deles.

Enredo

A história fala sobre um pequeno grupo de nadadores caça-tesouros de uma cidade costeira no Rio Grande do Sul que encontram uma caixa misteriosa dentro de um navio português, só que mais tarde eles de arrependem profundamente quando acham sete vampiros dentro da caixa.

Autor

O brasileiro nasceu em 1975 e desde a adolescência. Bancava seus primeiros livros do próprio bolso e ia pessoalmente às livrarias apresentá-los aos vendedores. Nos anos 2000, produziu mil cópias de sua primeira obra, Os Sete, que rapidamente conquistou o público e se tornou um best-seller. Hoje é considerado o principal expoente contemporâneo do terror e do suspense na literatura brasileira. Depois do sucesso de Os Sete, Vianco escreveu mais vinte outras obras, que juntas venderam quase 1 milhão de exemplares. Entre as mais famosas estão Senhor da Chuva, Bento, Sétimo, A Casa e Estrela da Manhã. Já dirigiu três curtas-metragens: o primeiro intitulado A Flor, baseado num conto de Carlos Drummond de Andrade, depois A Última Partida, baseado em um conto de sua autoria e mais tarde, em 2012, o curta Saia do Meu Quarto, com roteiro de Estevão Ribeiro.

Minha Opinião

Esse foi o primeiro livros de terror que eu já li na vida e me deixou com um gostinho de quero mais.
Eu sou extremamente medrosa, então devo ter demorado pelo menos três dias para ler o segundo capítulo, porém, quando criei coragem, finalmente me apeguei à história.
A apresentação do contexto e dos personagens são incríveis! O autor faz uma introdução sem ser cansativa e também o fato de que o estopim da história se dá por pura e simples teimosia. Eles tinham a chance de desistirem e desperdiçaram.
O jeito como as tramas paralelas se entrelaçam à trama principal é de deixar de queixo caído. Várias vezes eu me peguei falando: "Nossa gente, olha só no que isso deu!".
Ora você torce pelos personagens ora você torce para que morram ha ha. Falando sério, tudo acontece de forma inesperada demais, até mesmo aquilo que você esperava que acontecesse, como o surgimento dos vampiros: eu sabia o que ia acontecer, mas não sabia como.
Falando neles, foram um show à parte.
O jeito como eles eram inocentes em relação ao mundo moderno (mesmo que o livro seja de 1999), mas ao mesmo tempo eram maldosos em relação às pessoas. Sem essa de vampiro que se apaixona, eles estavam ali para matar.
A escrita do autor é ótima e tudo foi muito bem desenvolvido. Recomendo totalmente.
Não espere romance ou qualquer ato de misericórdia, esse livro é pra quem tem estômago muito forte.
Tem continuação e eu adoraria ver uma adaptação cinematográfica desses vampiros sanguinários.

Alerta Gatilho

Violência extrema, estupro, assassinato.

Classificação

+18

Citações

- A história seria bastante longa, mas igualmente real. E não será necessário que eu transcreva a você, leitor, que já chegou até aqui. Mas agora, o que aconteceu deste encontro para a frente, bem... isso é uma longa outra história.

Marca-página que eu fiz inspirado no livro

E aí, já leram o livro? Deu vontade de ler? Me contem! Almofadas fofas pra vocês! 💗💗


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Razão e Sensibilidade - Jane Austen

Miniconto: Cidinha encontra Felicidade

Playlist para leituras: músicas para mulheres empoderadas

Aniversário do Almofada Literária