Papo de quem escreve: Loucuras no planejamento

 Fazia um tempinho que eu não batia um papo com as pessoas que escrevem, e aí gente? Passou o nosso dia, mas sempre é bom desejar nossa felicidade. Enfim, o papo de hoje é mais para extravasar as emoções desencadeadas pelos planejamentos. Então pegue sua almofada, acomode-se e junte-se a mim.


É isso, estou surtando simplesmente. Todo mundo já ouviu um fulaninho da vida dizendo: "Você só precisa planejar sua vida", mas não é bem assim, não é? E isso não se aplica apenas à vida, como também aos livros. Apesar de eu estar surtando, planejar antes de escrever é muito importante. E eu te digo o porquê.

Nos primórdios dos meus anos de escrita, eu saía escrevendo a história e não planejava, achava que aquilo não era para mim - e para muitos realmente não é, aplaudo o talento de vocês - e o resultado foi um monte de livros cheios de potenciais, mas que não foram bem aproveitados por falta de planejamento. Ou seja, teria sido melhor se eu tivesse planejado.

"Ai, se você diz que é bom, então mostra aí como faz". Nessa eu fico devendo, eu tenho a mínima ideia de uma forma eficaz ha ha. Existem vários métodos por aí, como a estrutura de três atos e, o que eu mais gosto, método snowflake (floquinho de neve, pros mais íntimos), esses são só os mais conhecidos, vocês ainda podem criar um por conta própria! Se querem mesmo uma dica, vou contar: antes da parte do planejamento, eu coloco um breve resumo da ideia em uma pasta que eu uso só pra isso e guardo lá até conseguir planejá-la.

Mas não pensem que pra mim é tudo as mil maravilhas. Tem derrota nessa vitória também! Nós, grandiosas pessoas que escrevem, temos a mente que vive em um furacão constante. Demoramos um tempão até conseguirmos planejar a história, e quando conseguimos, surgem mais trocentas ideias. Sem falar que quando estamos no racunho, percebemos pelo menos vinte furos no planejamento. E nem contei sobre as várias mudanças que o livro sofre no processo. É difícil, minha gente.

No final, a gente percebe que nada é fácil nessa vida de pessoa que escreve, mas a paixão pela escrita é que nos move e no impulsiona. Eu costumo dizer que se me tirar a escrita, não me sobre nada. Totalmente verídico.

E aí, já sofreram no planejamento ou nem precisam passar por essa dor? Me contem!

Almofadas fofas pra vocês! 💗💗

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Razão e Sensibilidade - Jane Austen

Miniconto: Cidinha encontra Felicidade

Playlist para leituras: músicas para mulheres empoderadas

Aniversário do Almofada Literária

Resenha: Os Sete - André Vianco