Literatura Clássica: A Moreninha - Joaquim Manuel de Macedo

 O primeiro post de Indicações de livros vai para aqueles que foram traumatizados pelo ensino médio ao serem forçados a ler livros antigos. Isso mesmo, chegou a vez de vocês.

Imagem tirada da internet

Primeiramente, devo confessar uma coisa pra vocês: o primeiro livro clássico eu li por livre e espontânea vontade, antes mesmo de chegar ao ensino médio. Acontece que eu não acreditava no que as pessoas diziam sobre esses livros e fui tirar minhas próprias conclusões. Depois de alguns que eu descobri A Moreninha. Mas em minha defesa, eu tive que ler um desses clássicos e gostei nada. Porém, é história para outro post.
Dito isso, vamos direto ao assunto.
Fazendo parte do romantismo brasileiro, o livro foi publicado em 1844 pelo Joaquim Manuel de Macedo. Sendo até mesmo adaptado para filme em 1970 e para novela cinco anos depois.
A história é sobre Filipe, Leopoldo, Augusto e Fabrício, estudantes de medicina que passam o feriado na casa da avó de Filipe, na Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro. Um deles apostou que se ficasse apaixonado por uma mulher por mais de quinze dias, escreveria um romance contando a história desta paixão. A partir daí, Augusto conhece Carolina (a Moreninha) por quem se apaixona. O único obstáculo à união dos dois é a promessa de fidelidade feita pelo estudante a uma menina que conhecera na infância e cujo paradeiro e identidade desconhecida.
Essa é a história. Uma aposta, quatro amigos, um feriado. Já dá um bom enredo de filme adolescente, só que no caso é um livro de quase 200 anos atrás. 
A história é bem leve e ninguém precisa se perguntar se traiu ou não - obrigada Machado de Assis, por deixar os brasileiros em dúvida por mais de 120 anos - e também tem personagens interessantes, como uma avó bem espertinha.
A linguagem, apesar de rebuscada por causa da época, não é difícil de entender, digo mais porque tem diálogos muito divertidos, sem tanta reflexão no meio. Tem um que eu simplesmente amo logo no início do livro porque ele mostra a amizade dos quatro de forma leve.
As cenas também não são muito paradas como costumam ser nesses livros. Mas vou logo avisando: tem coisas que contém nesse livro que não seriam aceitadas hoje em dia, mas isso porque era da época. O mundo mudou, meu povo.
Sem falar que é romance, né gente? Um clichêzinho das antigas... Delícia.
Outra coisa legal é que o livro explica seu próprio título. Pra falar a verdade eu já vi isso em outro clássico e não sei se era a marca da época, porém eu precisava registrar que eu amo isso.
Então é isso, indico começar a ler clássicos por histórias leves e cômicas como esta, e não é nenhum calhamaço. Se você que ainda não foi traumatizado pelos clássicos, pode ler esse sem medo. E se você foi, dê mais uma chance.
E aí, vão dar uma chance aos antigos ou nem pensar? Me conta!
Almofadas fofas pra vocês! 💗💗




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Razão e Sensibilidade - Jane Austen

Miniconto: Cidinha encontra Felicidade

Playlist para leituras: músicas para mulheres empoderadas

Aniversário do Almofada Literária

Resenha: Os Sete - André Vianco